Artemis a virgem eterna
Artemis a virgem eterna
Artemis era filha de Zeus e Leto , e irmã de Apolo ., ao assistir o sofrimento da mãe em doloroso parto solicitou a Zeus a concessão do privilégio de permanecer eternamente virgem . Na sua iconografia tradicional se apresenta com vestes curtas joelhos descobertos , traje comum as mulheres espartanas , como Apolo porta uma aljava cheia de flechas terríveis e certeiras . Foi com essas flechas que matou sete filhos de Níobe que havia ofendido sua mãe . Não é uma deusa favorável às mulheres causa-lhes morte súbita , ou pode tirar-lhe a vida nos partos .
Guardava a virgindade com ferocidade incrível . Certo dia um belo caçador Acteon a viu nua tomando banho uma cascata , isso foi suficiente para transforma-lo num cervo logo estraçalhado por seus próprios cães . Artemis é deusa dos espaços abertos , costuma andar nos campos , florestas , no meio de animais que a habitam . Foi considerada a deusa da caça conhecida posteriormente como Diana Caçadora . animais preferidos : corsa , javalí , urso e cahorro . Plantas; loureiro , mitro , cedro e oliveira
Os mitólogos consideram a existência de duas Artemis ; uma asiática sanguinária bárbara e cruel , a semelhança pela qual o Oriente concebia as chamadas grandes mães ; a outra europeia , cretense e ocidental portanto , uma deusa da fertilidade do solo e da fecundidade humana . Neste caso é a grande mãe creto-micênica e portanto minoica e grega .
templo de Artemis \ Diana caçadora
Acteon e Artemis Ticiano Vecelio (Barroco)