Qual terá sido o papel dos historiadores da arte perante as mulheres inseridas em determinado contexto histórico como mulheres artistas ? Ou melhor , explicitando mulheres , ainda por cima artistas ?
Quando mulheres artistas como Berthe Morisot , Georgia O´Keefe e Frida Kalo , foram admitidas nos cânones da História da Arte foi sob a bandeira da fama e como exceções, permanecendo , entretanto , atadas a uma específica forma de determinada família ou estirpe isoladas dos centros de teoria artística e do papel de professoras , poucas mulheres puderam transmitir diretamente seu talento e experiências às gerações subsequentes .
Uma freira alemã escondida num auto-retrato em um livro sagrado do século XII . Ela o assinou"Guda uma pecadora" criando dos primeiros auto-retratos do mundo ocidental desafiando a era do anonimato (trad. da autora)
Problemas relacionados à atribuição , determinação de autoria , e obra , ou seu tamanho e significação permaneceram não resolvidas por muitas artistas mulheres . Tentativas de conciliar responsabilidades domésticas com a produção artística resultaram , frequentemente em pequenos trabalhos e ainda menores obras do que as produzidas pelos artistas homens contemporâneos . (problema que ainda perdura sobrecarregando a figura da mulher) . A história da arte , ainda , continuaria a preferir a extraordinária e monumental escala de produção a concepção do seletivo e íntimo . Resumindo , a valorização histórica e da crítica da arte das mulheres provou ser inseparável das ideologias que definem seu lugar em geral na cultura Ocidental . (considero ainda hoje uma cultura patriarcal/machista apesar da luta empreendida pelo reconhecimento do valor das mulheres)