Estátua representando a deusa Venus Período Helenístico
As artes sofreram profundas mudanças graças ao humanismo renascentista e o renovado interesse pela antiguidade clássica. Tanto o enfraquecimento do poder da Igreja como senhora absoluta do movimento artístico , quanto a evolução do mecenato secular significou um renascimento dos mitos e imagens mitológicas. Entretanto o artista Renascentista observava a convenção , um legado da conotação de vergonha ligado ao nu , fato que tornava a representação do nu per si , impensável , a solução foi utilizar-se dos temas da antiguidade como álibi para as representações sensuais ou seja , harmonizando no presente as ideias medievais com o humanismo dos séculos XV e XVI.
Escolhi para análise comparativa duas obras da mesma época do renascimento veneziano: “A Venus adormecida” de Giorgione e a “Venus de Urbino” de Tiziano. Mas quem são esses pintores ? Que importância tiveram ? Porque são admirados ainda hoje ? Recorremos mais uma vez ao historiador Giorgio Vasari (Vasari, Giorgio. Lives of the artists.Trad. George Bull. V.I)
Giorgio da Castelfranco, sua cidade natal , conhecido mais tarde como Giorgione , devido sua aparência física , e estatura moral e intelectual , nasceu em 1478. Cresceu em Veneza, costumava cantar em saraus musicais, muito talentoso , excelente desenhista , era profundamente apaixonado pelas belezas da natureza , que representava em suas obras, diretamente da observação , portanto , foi o primeiro pintor da chamada Escola Veneziana , ultrapassando seus mestres , Gentile e Giovanni Bellini. Giorgione adotou do pintor Leonardo da Vinci , a sutil transição de cores e tonalidades bem como a sensação de relevo é delineado pelas sombras . O pintor faleceu aos 34 anos em 1510 .
O que nos diz nosso amigo historiador Vasari de Tiziano da Cadore ?
Tiziano nasceu em Cadore , distante 5 milhas do passo dos Alpes , em 1480 . Sua família Vecelli era uma das mais nobres do distrito , portanto , cresceu um menino de fina educação e inteligência aguçada . Aos 10 anos passou a morar e Veneza , com um tio , cidadão veneziano respeitado que ao perceber em Tiziano Vecelli a vontade de ser pintor, o encaminhou ao Ateliê do famoso pintor Giovanni Belinni . Logo mostrou que a natureza o dotara das qualidades de inteligência e critério necessários a arte de pintar . Desenhar constantemente no papel permitia ao artista aprender como desenhar e pintar com facilidade para executar sua obra final , pois , ao adquirir experiência desenvolve uma perfeita apreciação e estilos próprios. Com razão, afirmava Leonardo da Vinci , que o desenho era a mãe de todas as artes.
Sua casa em Veneza era visitada por príncipes , homens de letras , cidadãos eminentes moradores ou visitantes da cidade . Tiziano , além de eminente pintor , era um cavalheiro de família distinta e cortês de maneiras . Vasari o visitou em 1566, e apesar da idade avançada o encontrou ocupado com suas pinturas e as mãos tomadas de pincéis. Tizano faleceu em 1576 aos 96 anos .