Alguém já teria se perguntado a razão da diferença de padrão entre homens e mulheres , em nossa cultura , mesmo atualmente ainda que questionamentos permanente estejam sendo realizados pelas mulheres ? Fato que torna as relações entre homens e mulheres num aspecto de luta (camuflada na maioria da vezes) assumindo uma dimensão inquestionavelmente política .
Qual seria a origem desta situação? Porque a mulher teve, através do tempo que lutar para aumentar seus direitos sociais? Porque a mulher tem sido através dos tempos discriminada , tratada como criança , dependente do homem , e quiçá como débil mental?
Parece-nos que a espécie humana ao se diferenciar dos animais e pela cultura distancia-se da natureza e teve dificuldades de perceber as diferenças entre macho e fêmea . Esta possuía algumas particularidades que as tornavam estranhas e profundamente inquietantes ao macho .
Parece-nos que a espécie humana ao se diferenciar dos animais e pela cultura distancia-se da natureza e teve dificuldades de perceber as diferenças entre macho e fêmea . Esta possuía algumas particularidades que as tornavam estranhas e profundamente inquietantes ao macho .
A primeira das diferenças foi a questão do sangue , o homem primitivo observava a presença do sangue tanto no nascimento quanto na morte entãosangue passa a ter um sentido mágico : sangue é vida . O sangue passa a fazer parte do mundo do maravilhoso da magia . Para este homem observa que a mulher sangra (através d menstruação) sem motivo aparente ou prejuízo para ela , e como o sangue é rico em “mana” (energia sobrenatural) a mulher portadora de tal força torna-se perigosa . A menstruação para o homem primitivo é algo misterioso, estranho e sobrenatural , é preciso lidar com ela . para tanto muitos povos primitivos buscaram criar mitos que explicassem o ciclo menstrual dando-lhes um sentido integrados nos esquemas existenciais de seus grupos. Em alguns as mulheres menstruadas deviam ficar afastadas , em outros ficavam proibidas de prepararem as refeições , em outros sequer podiam ser vistas por serem perigosas , qualquer contato daria origem a doenças devastadoras . Em suma eram sempre perigosas . Já no judaísmo , a palavra “nidá” significa a um só tempo , separação e menstruação .A mulher menstruada é considerada impura e proibida de intercurso com o marido . O medo da menstruação leva a um conjunto de mágicas ou meramente restritivas do espaço da mulher , práticas que relacionam o processo menstrual com tudo que é perigoso para o homem não para a mulher , deduzimos que perigosa não é a menstruação mas sim ... a mulher .
Pode-se considerar que foi em virtude deste receio que se desenvolveu na Antiguidade o culto da castidade . Deusas como Artêmis e Palas eram virgens e defendiam a todo custo virgindade .